Sirius | Turmas | EsPCEx

Sobre a EsPCEx

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas, SP, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência.

A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 40 vagas para o sexo feminino.

Cidade sede: Campinas/SP.
Matérias: Matemática, Português, Redação, Literatura, Inglês, Física, Química, História e Geografia.
Data da prova: Geralmente no final de Setembro.
Público alvo: Nacionalidade Brasileira, ambos os sexos.
Quantidade de vagas: 400 Masculino / 40 Feminino.
Remuneração: R$7490,00 pós-formado. Idade: Possuir idade de, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula.
Escolaridade: Ter concluído ou estar em fase de conclusão do Ensino Médio.
Formação: Oficial do Exército Brasileiro.

As inscrições para o processo seletivo acontecem anualmente nos meses de maio a junho, e são feitas pela internet pelo site oficial.

Etapas do Concurso

Este Exame será constituído das seguintes etapas:
1. Exame intelectual – Provas Objetivas e Discursivas: (eliminatória e classificatória): 1º Dia – 20 questões de Língua Portuguesa, 12 questões de Física, 12 questões de Química e uma Redação; 2º Dia – 20 questões de Matemática, 12 questões de Geografia, 12 questões de História e 12 questões de Inglês. Duração 04:30.
2. Inspeção de Saúde (IS);
3. Exame de Aptidão Física (EAF);
4. Avaliação Psicológica (Avl Psc);
5. Comprovação dos requisitos para a matrícula.

Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro

diferenciais

  • Direcionamento para concursos
  • Suporte de monitoria
  • Ambiente acolhedor
  • Equipe de professores
  • Material direcionado para o concurso
  • Simulados exclusivos

Matricule-se agora!