Sirius | Turmas | PISM 1 e PISM 2

Sobre os PISM's 1 e 2

O Programa de Ingresso Seletivo Misto – PISM – é uma modalidade de ingresso para os cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. O Programa de Ingresso Seletivo Misto é realizado em três módulos anuais e os conteúdos NÃO são acumulativos, o estudante faz uma prova com conteúdo referente à respectiva etapa que ele está estudando – primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio Esse sistema busca uma maior interação entre o Ensino Médio e o Superior, já que avalia os conhecimentos dos estudantes ano a ano, sendo cobrado, em cada prova, conteúdo acumulativo dos anos anteriores conforme a Resolução n°58/2011.

Público alvo:

Alunos que estão cursando o Ensino Médio

QUEM PODE PARTICIPAR DO MÓDULO I DO PISM:

O aluno que estiver cursando o 1° ano do Ensino Médio, ou;

2° ano de Cursos Técnicos cuja duração seja quatro anos, ou;

A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou outra modalidade supletiva.

Na inscrição do PISM I não se escolhe o curso e grupo de cotas, essa escolha o aluno irá fazer no ato da matrícula do PISM III;

QUEM PODE PARTICIPAR DO MÓDULO II DO PISM:

O aluno que estiver continuando o triênio do PISM, ou seja, tenha feito o PISM I no ano anterior da inscrição do PISM II;

Quem estiver cursando o 2º ano do Ensino Médio, ou;

3° ano de Cursos Técnicos cuja duração seja quatro anos, ou;

A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou outra modalidade supletiva.

É condição necessária para participar do Módulo II ter feito o Módulo I no ano anterior. Caso o candidato perca um dos Módulos do PISM, não será permitida a sua realização no ano seguinte;

Na inscrição do PISM II, não se escolhe o curso e grupo de cotas, essa opção o aluno irá fazer no ato da matrícula do PISM III;

OBSERVAÇÃO: Os alunos dos módulos I e II NÃO serão excluídos dos processos caso obtenham nota 0 (zero) em qualquer prova.

VAGAS:

Para o concurso de admissão de novos alunos 2022, a UFJF através do Programa de Ingresso Seletivo Misto – PISM - ofereceu cerca de 2.303 vagas em 76 cursos. (Listas dos cursos oferecidos pela instituição, vide edital).

A UFJF destina 50% das suas vagas para o PISM e os outros 50% para os candidatos ingressos pelo ENEM. A vantagem de se dedicar ao PISM é que além da quantidade de vagas que a UFJF destina para essa modalidade, a ampla concorrência é muito menor em relação ao ENEM.

ETAPAS DO CONCURSO:

PISM I e II: São três módulos – uma prova no final de cada ano do Ensino Médio. No primeiro e no segundo anos, a prova vale 120 pontos, com peso 2 e 3 respectivamente, ou seja, somando 240 e 360 pontos possíveis. Os módulos I e II constarão de 02 cadernos de provas, um para cada dia, ambos contendo questões objetivas e discursivas de igual forma e teor para todos os candidatos. Cada matéria tem 5 questões fechadas e 2 abertas.
1° DIA – Português, Geografia, Matemática e Química.
2° DIA – Literatura, Biologia, Física, História.
Tempo: 4 horas e 30 minutos de prova.

ONDE FAZER:

Além de Juiz de Fora, essas provas também são aplicadas em Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis (RJ) e Volta Redonda (RJ).

diferenciais

  • Direcionamento para concursos
  • Suporte de monitoria
  • Ambiente acolhedor
  • Equipe de professores
  • Material direcionado para o concurso
  • Simulados exclusivos

Matricule-se agora!