O Colégio Militar de Juiz de Fora é uma instituição militar de ensino, que possui mais de 14 unidades em diversas regiões do Brasil, o Colégio é uma unidade acadêmica de ensino do Exército Brasileiro e é subordinado à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), por sua vez subordinada ao Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), anteriormente Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP). O SCMB é um subsistema de ensino do Exército Brasileiro. Seu objetivo é promover grande parte da Educação Básica (Ensino Fundamental II e Médio).
O Ingresso no Colégio Militar de Juiz de Fora é realizado, anualmente, exclusivamente por meio de Curso de Admissão ao 6º Ano do Ensino Fundamental e ao 1º Ano do Ensino Médio*. O número de vagas disponibilizadas para o concurso é determinado a cada ano.
Cidade sede: Juiz de Fora
Nacionalidade: Brasileira
Sexo: Ambos
Vagas: 30 (edital 2021)
Etapas do processo seletivo:
O concurso de admissão para matrícula no 6o ano/EF visa à avaliação e à classificação do(a)s candidato(a)s. Será realizado no âmbito regional do CMJF, selecionando o(a)s candidato(a)s que demonstrar(em) condições compatíveis com as exigências decorrentes das atividades previstas nos documentos curriculares do CMJF.
O concurso de admissão será realizado anualmente nas mesmas datas para todos os Colégios Militares, de acordo com o número de vagas e calendário fixado anualmente pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), e será composto pelas seguintes etapas:
Inscrição:
O (A) candidato (a) à inscrição no concurso público de admissão ao Colégio Militar de Juiz de Fora, seja do sexo masculino ou feminino, deverá satisfazer, obrigatoriamente, aos seguintes requisitos, a serem comprovados até a data da matrícula à qual se referir o respectivo concurso de admissão:
Mais informações consultar o edital clicando aqui
Exame Intectual:
O Exame Intelectual (EI) constará de provas escritas, a serem realizadas nas datas previstas no Calendário Anual do Concurso de Admissão, aplicadas a todos os (as) candidatos (as) inscritos(as). Versará sobre as disciplinas e assuntos relacionados no edital de abertura do concurso. As provas componentes do EI serão as seguintes:
A prova terá duração de 210 (duzentos e dez) minutos, ou seja, 3 (três) horas e meia.
Serão considerados aptos a prosseguirem no Concurso de Admissão os(as) candidatos(as) que obtiverem, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos previstos em cada uma das provas objetivas de Matemática e Língua Portuguesa. Ao candidato(a) que não atender ao tema proposto da Produção Textual (Redação), será atribuído grau 0,0 (zero vírgula zero) na Redação.
Só serão corrigidas as redações dos(as) candidatos(as) aptos(as) nas provas objetivas de Matemática e Língua Portuguesa, ou seja, que obtiverem, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos previstos em cada uma das provas objetivas, e que estejam classificados na faixa de pontuação até 3 (três) vezes o número de vagas ofertadas. Em caso de empate, todos os candidatos compreendidos na faixa de pontuação de corte serão habilitados para a correção de redação.
Revisão médica e odontológica:
A revisão médica e odontológica será procedida no Colégio Militar de Juiz de Fora pelo Médico Atendente da OM ou Médico Perito de Guarnição.
Mais informações consultar o edital clicando aqui
Comprovação dos requisitos biográficos:
Para comprovação dos requisitos exigidos, o(a) candidato(a) selecionado(a) e seu responsável legal deverão comparecer ao CMJF, na data estabelecida pelo calendário anual do concurso, munidos dos originais e das cópias autenticadas dos seguintes documentos, obrigatoriamente, sob pena de indeferimento da matrícula:
POR QUE ESTUDAR NO COLÉGIO MILITAR?
O Colégio Militar, além de ser Excelência no ensino, ter os primeiros lugares na Universidades do Brasil, ele tem como base valores morais, disciplina, amizade, patriotismo, respeito à família e a Pátria e incentivo ao esporte. BASE DO COLÉGIO MILITAR: VALORES MORAIS E DISCIPLINA.
Matricule-se agora!